sexta-feira, 24 de junho de 2011

A Evolução do Cinema Brasileiro

O cinema brasileiro demorou a se desenvolver no século XX, em comparação à Europa e Estados Unidos. Somente em 1930 é que apareceram as primeiras empresas cinematográficas, produzindo filmes do gênero chanchada.
Em 1960 o cinema nacional teve seu grande desenvolvimento, com a criação do “Cinema Novo”. Pode-se dizer que o marco inicial dessa época se dá com o lançamento do filme “O Pregador de Promessas”, de Anselmo Duarte, que foi premiado com a Palma de Ouro do festival de Cannes.
As décadas de 1970 e 1980 são marcadas por uma crise no cinema, onde a qualidade é deixada de lado e os cineastas começam a produzir filmes de temática simples e caráter sexual em larga escala. Mesmo durante essa época alguns deles produziam filmes bem elaborados, como “Dona Flor e seus dois maridos” de Bruno Barreto.
Já em 1990, a indústria cinematográfica busca grandes bilheterias e altos lucros, com temas diversificados procurando mobilizar grande numero de espectadores e empresas patrocinadoras.
Ao contrário do que era esperado pelos mais pessimistas e apesar das críticas negativas sobre o cinema nacional, percebe-se que o cinema melhorou sua qualidade, sentida pelo público, em 2010.
As empresas nacionais tentarão uma nova estratégia, apostarão no cinema apoiado em títulos estrangeiros, em 2011. Será aplicado parte do imposto que deveria ser pago na exportação do produto e assim receber associações de empresas internacionais, que acreditam no potencial brasileiro, na produção de filmes.
 Enfim, podemos concluir que o cinema nacional teve altos e baixos, porém se superava a cada época e com os investimentos do governo e da iniciativa privada a produção, sendo mais diversificada, poderá atingir vários públicos. 





Juliana P. G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário