sexta-feira, 24 de junho de 2011

Oxi assume a posição do crack


 Houve uma descoberta recente no país sobre uma nova droga, que leva em sua composição elementos mais prejudiciais que os encontrados no crack. São substâncias de fácil acesso, o que facilita a obtenção dessa droga por parte dos traficantes, e consequentemente, dos usuários.
 Há pouco mais de dois meses, começaram a falar sobre essa nova droga nos principais meios de comunicação, porém o que poucos sabem é que há indícios de que ela exista desde os anos de 1980 aqui no Brasil, mas não era conhecia em todo o país e era normalmente utilizada por classes baixas. Essa droga foi inserida como crack, muitos usuários a compravam e só percebiam a diferença do efeito após o uso, pois elas são muito parecidas fisicamente. É utilizada da mesma forma que o crack, sendo uma pedra também, a diferença é encontrada na fumaça liberada, pois possui uma cor diferente e não deixa os mesmos resíduos do crack. Essa fumaça afeta muitas partes do corpo humano, deixando rastros por todo o caminho que é percorrido, desde a boca até o cérebro, principalmente o cérebro, sendo capaz de causar paranóia. 
 É composto por substâncias como cal, querosene e gasolina, produtos que podemos adquirir de forma fácil, sendo isso um aliado aos  traficantes, pois diferente dos produtos do crack em que a venda é controlada pela Polícia Federal, os do oxi estão à disposisão de qualquer pessoa.  E para facilitar ainda mais, pode ser produzida em casa, bastando misturar os produtos. Graças à isso, o valor do oxi é inferior ao valor cobrado pelo crack, o valor fica em torno de R$ 2, o que atrai os compradores, pois com o preço reduzido é possível comprar uma maior quantidade, por outro lado, a droga tem como característica deixar os usuários em uma abstinência ainda maior.
 Após toda essa divulgação e comentário sobre a droga na mídia, há uma pergunta confusa: "Por que alguém venderia um produto por um valor mais baixo e que poderá adiar a morte de seus consumidores?" É difícil diferenciar o pior papel: a pessoa que vende isso sabendo que os dias do comprador estão sendo diminuidos ou uma pessoa que sabe que tudo aquilo lhe causará sérios danos e continua a comprar. Muitos procuram ajuda quando estão no último estágio, outros, nem isso faz.



Carolina Feitosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário