terça-feira, 26 de abril de 2011

Como a vida começou?

Quando nós eramos crianças, é provavel que tenhamos deixado nossos pais surpresos com a pergunta: “De onde vieram os bebês?" E o que eles reponderm? Dependendo de nossa idade e de nossa personalidade, muitas vezes ignoravam nossas perguntas ou então ficaram sem jeito e nos deram uma resposta bem breve.Pode ser tambem que eles nos tenha contado uma história bem fantasiosa , que mais tarde nós descobrimos ser mentira.É claro ue para uma criança , se preparar para a vida adulta e o casamento, em determinado momento terá de aprender sobre as maravilhas  da reprodução humana.
O que muitos cientistas afirmam?
Muitos cientistas que acreditam na evolução dizem que a vida começou nas margens de águas estagnadas ou nas profundezas dos oceanos ha bilhões de anos.Supõe que substancias quimicas se uniram espontâneamente nessas aguas, formando estruturas semelhantes a bolhas que por sua vez formaram moléculas complexas e passaram a se replicar.Eles acreditam que toda a vida na Terra se originou por acaso de uma ou mais dessas primeiras células ''simples''.
Mas outros cientistas respeitados que tambem acreditam na evolução não concordam com isso.Supõem que as primeiras células ou pelo menos seus principais componentes vieram do espaço.Por que pensam dessa forma?Por que apesar de grandes esforços até agora os cientistas não conseguiram provar sua tese de que a vida podem ter surgido de moléculas sem vida .Em 2008  o biologo Alexandre Meinesz declarou que nos ultimos 50 anos nenhuma evidencia que apoie a hipótese do surgimento espontaneo da vida na Terra a partir de uma sopa molecular, e que nenhum avanço significativo  no conhecimento científico leva nessa direção.
O que as evidencias indicam?
A resposta da pergunta ''De onde vem os bebês?'' é de fato comprovado,onde seres vivos surgem somente de utros seres vivos.Mas será que em algum passado distante essa lei foi violada?A vida poderia ter realmente surgido por acaso de substancias quimicas sem vida?Quais as chances disso ter acontecido?
Pesquisadores concluiram que, para uma cécula sobreviver pelo menos 3 tipos de moléculas são precisas, elas são:DNA,RNA e PROTEÍNAS.Então qual é a probabilidade de o RNA  e as Proteinas terem se formado por acaso?
Outros cientistas acreditam que a vida tenha surginho depois de um experimento realizado pela primeira vez em 1953.Naquele ano , Stanley Miller produziu algum aminoácido aplicando descargas elétricas em uma mistura de gases que se acreditava representar a atmosfera primitiva na Terra.Alem disso aminoácidos tambem foram encontrados em um meteorito.
Alguns autores pesumiram que todos s blocos de contrução da vida poderiam ser formados com facilidade em experiencias como a de Miller e estavam presentes em meteoritos.
Em relação as atuais teorias sobre o surgimento espontaneo desses complementos basicos da vida, cientistas concluem portanto que ninguem conseguiu aida dar uma explicação satisfatóri do surgimento da vida.

Heloisa Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário