sexta-feira, 22 de abril de 2011

Preconceito Racial

Racismo, no Dicionário Aurélio, significa: “Uma doutrina que sustenta a superioridade de certas raças. Preconceito ou discriminação em relação a indivíduo considerado de outra raça”. Portanto, partindo disto podemos constatar que o racismo é a representação de uma desigualdade étnico-racial que atinge o Brasil de forma assustadora. A raça negra foi cruelmente massacrada, humilhada e escravizada com relação ao racismo. Os livros de história contam detalhadamente os episódios de sofrimento e humilhação deste povo, mas não expõem a história da África e do povo negro antes da escravidão.


Os livros hoje em dia em sua grande maioria dão maior importância aos episódios de humilhação e dor ocorridos com os negros no Brasil, mas não enfatizam as conquistas e como era a vida desse povo, com a vida de liberdade na África. A história dessa raça merece respeito e atenção. A criança negra na escola só tem acesso a história de seus descendentes como um povo escravo, humilhado e inferior. Então, é compreensível que queira esconder ou anular suas origens e sua cor.


Em algumas situações específicas, quando ocorre maior atenção e cuidado  da família, em relação ao respeito e igualdade das raças, o racismo não vai ter avanço, pois a formação da família se for adequada, contribui de forma considerável no caráter do ser.
As escolas ensinam que os negros foram escravos e que no dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel do Brasil assinou a Lei Áurea eliminando a escravidão no Brasil. Mas, a abolição não aconteceu efetivamente, pois, ainda hoje o negro é visto como raça inferior. E, a principal causadora dessa cultura preconceituosa é a educação.


Felipe Ferrari

Nenhum comentário:

Postar um comentário