sexta-feira, 22 de abril de 2011

Viagem no tempo

À séculos o homem busca compreender o tempo, já na antiguidade Aristóteles tentava explicá-lo: “O que já foi não o é, e o que será ainda não o foi”, portanto para ele o passado era algo imutável e o futuro era uma coisa que era construída através do presente. Mas a duvida que marcou o meio cientifico em relação ao tempo desde então é: seria possível alterar o passado?
Antes de Albert Einstein, segundo as leis de Isaac Newton o tempo era algo absoluto e universal, porém, Einstein provou que o tempo varia de acordo com a velocidade do observador, ou seja, quanto mais rápido você esta, mais devagar o tempo passa em relação a quem esta parado.
Então foi demonstrado que o tempo depende da velocidade, sabendo disso os físicos estudam um espaço hipotético chamado de “buraco de minhoca” que, nada mais é que um túnel  onde se poderia viajar no tempo. Na teoria, Após a criação do “buraco de minhoca”, o que já é impossível para ciência moderna, ainda seria necessário acelerar uma das extremidades à uma velocidade próxima a da luz ou seja, isto está muito longe de acontecer ou talvez nunca aconteça.
Ainda que fosse possível viajar no tempo ainda seria necessário se preocupar com o que o físico  britânico Stephen W. Hawking chamou de “paradoxo do avô”. Segundo Hawking se você voltasse no tempo e interferisse em algum fato ocorrido, isto poderia ocasionar uma série de fatos que poderiam implicar em mudanças significativas no presente e, conseqüentemente, no   futuro. Porém alguns físicos acreditam que pelo passado ser um ciclo já fechado seria impossível interferir em seus acontecimentos.
Portanto podemos concluir que viajar no tempo é possível na teoria e impossível na pratica mas, vale a pena pensar: será que valeria a pena modificar o passado ou conhecer o futuro?

                                                                                                                            Henrique sanches Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário