quinta-feira, 21 de abril de 2011

Projeto Tamar

O Projeto Tamar é um projeto de conservação e preservação de especiés de tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção.
O nome Tamar tem origem da junção dos nomes tartaruga e marinha,necessária,na década de 1980 para confeccionar pequenas placas de metal,utilizadas para identificação das espécies,para estudo de biometria e monitoramento de rotas migratórias.

Desde então, o nome passou a designar o Programa Brasileiro de Conservação das Tartarugas Marinhas, executado pelo ICMBio, através do Centro Nacional de Conservação e Manejo de Tartarugas Marinhas, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade , órgão governamental, e pela Fundação Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisas das Tartarugas Marinhas (Fundação Pró-TAMAR), instituição não governamental.

Deste modo essa união mostra a associação de diversas empresas internacionais e nacionais,além de diversas outras.
A ideia desse projeto iniciou-se nos anos 70,através de um grupo de estudantes de oceanografia.

Naquela época os pesquisadores documentaram sobre pescadores que matavam tartarugas marinhas, e deste modo fotos e relatórios foram enviadas para autoridades que estavam querendo fundar um programa de preservação marinha e por este modo desencadeou a fundação do Projeto Tamar ,hoje em dia com principal base e apoio da empresa Petrobras.

Hoje em dia além da ajuda de diversas instituições ,há também auxilio de turistas e pessoas interessadas na colaboração ,comprando produtos destinados ao projeto que tem como sede Fernando de Noronha ,porém há outros pontos de apoio e vendas estão espalhadas por toda região Brasileira.

O TAMAR surgiu com o objetivo de proteger espécies de tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção no litoral brasileiro. Com o tempo, porém, percebeu-se que os trabalhos não poderiam somente serem  restritos às tartarugas, pois uma das chaves para o sucesso desta missão seria o apoio ao desenvolvimento das comunidades costeiras, de forma a oferecer alternativas econômicas que amenizassem a questão social, diminuindo assim a caça das tartarugas-marinhas.

Para melhor garantia de sustentabilidade das tarturugas-marinhas ,promove-se também a conservação de ecossistemas marinho e costeiro e o desenvolvimento sustentével das bases.


                                                                                                                                 Ana Carolina Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário