segunda-feira, 18 de abril de 2011

Tsunami e Terremoto no Japão

A tragédia no japão causou sérios problemas e danos a várias cidades da região, de acordo com informações das autoridades locais. Foi o pior tremor que ocorreu no país desde o início de registros, no final do século XIX, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O tremor ainda foi seguido por no mínimo 19 réplicas, sendo que as maiores parte dela de magnitude 6.0. Vilarejos e cidades, em seus 2.100 quilômetros da costa leste do Japão, foram atingidas por tremores super violentos, que alcançaram até a capital do país, Tóquio, situada a 373 quilômetros de distância do epicentro,aconteceu às 14h46 da hora local, 2h46 no horário de Brasília e causou danos enormes no norte do Japão. Lembrando que o governo do Brasil não tem informações de brasileiros mortos ou feridos na tragédia. Mas, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, as áreas mais prejudicadas não têm uma grande concentração de brasileiros. Há uma estimativa de que vivem no Japão 350 mil brasileiros.
O terremoto desencadeou um tsunami que atingiu partes da cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, as principais ilhas do Japão. Carros de moradores e barcos foram levados pela força da água, e as imagens que temos noticias são impressionantes.Em muitos lugares, o mar passa por diques de proteção, mas não teve o que segurasse as águas, vinham só arrastando quilômetros por terra, lembrando cenas do tsunami ocorrido no Oceano Índico em 2004.O Centro de Alerta do Pacífico para Tsunamis encaminhou um alerta para vários países do Oceano Atlântico, avisando sobre  a possibilidade da chegada de um Tsunami 2011 com ondas de até dez metros, mas fora do Japão, até o momento não há relatos de destruição.Vários governos emitiram avisos, e ordenou a evacuação de alguns moradores das áreas costeiras. Ondas menores atingiram as Filipinas, quando aconteceu o terremoto.
Foi dito pela policia que muitas pessoas morreram, outras tantas estão desaparecidos e  existem muitos  feridos. A polícia na província de Miyagi, disse que entre 200 e 300 corpo de pessoas vitima da onda do tsunami foram encontradas na cidade de Sendai.O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, descrito como danos “significativos” causados pelo terremoto. Khan pediu ao público que se acalmasse. Se encontrava  no Parlamento quando o terremoto aconteceu.Cerca de 4.400 mil casas ficaram sem energia no norte do País, de acordo com a imprensa, e os incêndios foram registrados em pelo menos 80 pessoas, segundo a Kyodo. O transporte público na capital entrou em colapso.A parede de água veio quilômetros da costa da ilha de Honshu, e casas de viragem arrastando as portas dos cenários de devastação desoladoras. Nas zonas rurais perto da onda varreu as casas frágeis de madeira como se fosse papel, e em poucos minutos consumiu centenas de hectares de plantações.
                                                                                                                         Daniele Carlini Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário