quinta-feira, 21 de abril de 2011

Páscoa

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se diversos festivais Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

No Português a palavra Páscoa origina-se da palavra hebraica Pessach ,assim como em diversas outras línguas também se originam do hebraico.

A tradicional festa associa o coelho ,um símbolo de fertilidade ,e os ovos coloridos e brilhantes representando a luz do sol ,dados como presente .A origem de ser associados coelhos a Páscoa vem de que os coelhos são notavéis por sua capacidade de reprodução.
Deste modo como a Páscoa é ressureição ,renascimento ,os coelhos são execelentes exemplos para representar a fertilidade.

O chocolate que é associado hoje como o um dos principais motivos relacionados a Páscoa,começaram a ser fundamento na época dos Maias e Astecas ,onde o chocalate tinha valor imenso ,que era ate ultilizado como moeda de troca,na verdade era o Cacau ,porém com a descoberta da invenção do chocalate ,esse produto passou a ter uma qualidade muito requisita que so poderia ser consumida por soldados e nobres da época ,pois alegavam que o chocalate era pagão e afrodisíaco.
Enfim chega o século XX ,e os bombons e os ovos de Páscoa são criados para destruir os padrões antigos e estabelecer de vez o consumo do delicioso produto no mundo todo,e assim sendo tradicionalmente um presente recheado de significados .

A tradição do coelho foi trazida á América por imigrantes alemães em meados de 1700.O coelinho visitava as crianças ,escondia os ovos e elas teriam de encontra-lós na manhã de Páscoa ,mas esta teoria não é confirmada ,a mais concreta mesmo é a representação da fertilidade.

A Páscoa nunca cai no mesmo dia ,pois o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21de Março(data do equinócio).Entretanto ,a data da Lua Cheia nao é real ,mas é definida por Tabelas Eclesiásticas.(A igreja ,para obter consistência na data da Páscoa decidiu ,no Conselho de Nicéa que em 325 d.C,definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária .conhecida como a "lua eclesiástica".Tornando assim o feriado da Páscoa em uma festa "movèl" ou seja sem uma data prevista,
                                                                                                                           Ana Carolina Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário